Autor de mais de 40 títulos, José Saramago nasceu em 1922, na aldeia de Azinhaga, Ribatejo.
Recebeu o Prémio Camões em 1995 e o Prémio Nobel de Literatura em 1998.
Faleceu em junho de 2010.
O Silêncio da Água é um conto infantil escrito por José Saramago, extraído do seu livro As Pequenas Memórias e com ilustrações de Manuel Estrada. Foi publicado em 18 de junho de 2011 pela Editorial Caminho, para assinalar o primeiro aniversário da sua morte.
Com ilustrações delicadas e sensíveis de Manuel Estrada, o conto retrata um episódio da vida de um “Saramago criança” que foi pescar no Rio Almonda e se surpreendeu ao encontrar um peixe enorme, que foi mais forte que ele e puxou o anzol. Triste e indignado por perder o peixe e os seus “petrechos de pesca”, o menino retorna à casa da avó para buscar novos equipamentos de pesca e lutar para pescar o mesmo peixe que o vencera. De volta ao rio e após horas de espera, a tristeza tomou conta do menino, que percebeu que o peixe jamais voltaria. «Voltei ao sítio, já o Sol se pusera, lancei o anzol e esperei. Não creio que exista no mundo um silêncio mais profundo que o silêncio da água. Senti-o naquela hora e nunca mais o esqueci.». No entanto, após algumas reflexões, ele constatou que "Aquele barbo tinha vivido muito, devia ser, pela força, uma besta corpulenta, mas de certeza não morreria de velho, alguém o pescou num outro dia qualquer". Após essa análise, ele também percebeu que de uma forma ou de outra havia deixado marcas no peixe, marcas que ele também levaria por toda a vida.
Neste conto, a partir de uma recordação de infância, José Saramago compôs uma fábula universal que sobressai pela sua sabedoria, em que a moral da história não é revelada, como nas fábulas tradicionais, levando os leitores a imaginar e a divagar no sentido filosófico do final da história.
Neste conto, nascido de um romance de memórias, o autor revela vivências que moldaram o adulto em que se tornou, mas revelando também o adulto que aí se encontra. A constatação final de que o peixe era seu, porque tinha a sua marca, é a constatação de que toda a espera não é vã: o tempo tem resposta para tudo.
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.
https://www.wook.pt/livro/o-silencio-da-agua-jose-saramago/10952311, consultado em 4 de março de 2022.
https://www.blogletras.com/2011/12/o-silencio-da-agua-de-jose-saramago.html, consultado em 4 de março de 2022.
Maria Deolinda Campos,
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande